segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O Senhor; os "Senhores da Guerra"

“A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou.” Karl Kraus

Jó em meio aos seus justos lamentos observou: “Porventura não tem o homem guerra sobre a terra? Não são os seus dias como os do jornaleiro? Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão; acabam-se, sem esperança.” Cap 7;1 e 6

Tiago por sua vez, abordou a questão do motivo e deparou com a cobiça. “De onde vêm as guerras, pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, sois invejosos, nada podeis alcançar; combateis, guerreais e nada tendes...” Tg 4;1 e 2

Por enquanto, na questão da Coréia do Norte a guerra é de propaganda, mentiras; embora, tenda a se revelar de fogo e sangue como as demais. Mesmo sendo aquele país insignificante do ponto de vista econômico e político, gaba-se de ter o quarto maior exército da Terra. Mais, de ter armas nucleares de longo alcance com as quais faz ameaças.

Eles ficam expondo seus “testes” de mísseis e bombas à luz do dia, o que, não passa de propaganda, cujo alvo é obter acordos plurilaterais que lhes favoreçam comercialmente, não mais. Se desejassem guerra de fato, já teriam dado o “pontapé inicial” invés de estarem rosnando ameaçadores como cães bravos atrás da cerca.

Ora, uma nação populosa que, invés de fomentar os meios de produção investe todo potencial em aparatos bélicos, quando a fome ameaça, só armas podem ser usadas em busca de pão. Para um consórcio com a Terra bastaria o trabalho e as sementes; com a indústria, seu fomento e incentivo; mas, agora, as fortunas gastas na aquisição e produção de armamentos precisam “dar frutos”.

Quando, fronteiras nacionais sequer existiam, e, cada qual pelejava pelo espaço desejado, em parte, as guerras faziam sentido. Agora, com limites assentados, cada nação soberana dos seus domínios, sempre são razões econômicas, comerciais, eufemisticamente chamadas de “estratégicas” que as patrocinam. Sejam iniciadas pelos Americanos, pelos Russos, Chineses, ou, como agora, pelos Norte-coreanos.

Contudo, o mesmo Tiago diz: “Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia...” cap 3;5 Às vezes, o tiro sai pela culatra. Invés de nascerem acordos que lhes beneficiariam em troca da não produção de armas nucleares como aconteceu já, nalguns casos, como o Irã, pode ser que a comunidade internacional reunida na ONU decida pagar para ver.

Gigantes bélicos e econômicos como China e Rússia tendem a tomar lado oposto aos americanos e aliados europeus. Feito isso, o cenário estará pronto; o circo em chamas, a morte alugando celeiros; a loucura ostentando seus excessos de posses.

Infelizmente as robustas asas da tecnologia em questões de sabedoria ficam mui aquém do “voo da galinha”. O homem domina a técnica, os meios, mas, ainda é escravo das paixões; aprisionado a tais “algemas” segue criando mais do mesmo, como dissera Salomão: “O que foi, isso é o que há de ser; o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.” Ecl 1;9

O projeto original era coexistência harmoniosa em submissão ao Criador; o “fato novo” proposto pelo traíra onde todo mundo virou “deus” ensejou a competição entre iguais, e nos lançou, pela negação do Absoluto, na absolutização das paixões; cada um julga seu direito aquilo que gosta, deseja, a despeito dos direitos alheios.

Enquanto o “Homo Instintus” não reconhecer que é uma “deidade” falida, que necessita perdão, adoção e regeneração, pelo Deus Vivo, seguirá endeusando suas comichões insanas, pisando outros “deuses” invés de se ajoelhar perante O Único.

De um cenário de guerra deverá surgir certo “pacificador” global que enganará a todos os que se alienaram do “Príncipe da Paz”, fazendo as vontades daquele que deseja a destruição, as guerras. Depois de três anos e meio de “paz” mostrará enfim, a que veio. Exigirá adoração como se, Deus; e matará quem recusar.

Contudo, o mundo está tão afinado com o engano, que detesta verdade e aplaude seus próprios feitores. Negar a si mesmo e tomar a cruz é a única “luta” que nos reconduz a Deus. Contudo, fracotes que não conseguem vencer a si mesmos devaneiam que poderão lutar contra Deus.

Cada não, ao Evangelho é uma “bomba testada”, uma vanglória suicida. A guerra pela vida só vencerá quem tiver como Líder, O Senhor dos Exércitos. Enquanto o mundo bravateia mentiras e propaganda, O Senhor segue Fiel à Verdade. Escolhamos nosso lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário