quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Monólogo da alma aflita

“Por que estás abatida, ó minha alma, por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois, ainda o louvarei...” Sal 42;5

Interessante monólogo; inquirição e resposta brotando da mesma fonte; pelo menos, vertendo dos mesmos lábios. “por que estás abatida ó minha alma...espera...” Parece que o abatimento derivava da pressa; a receita seria esperar o tempo de Deus para o socorro.

Acontece que, o homem é corpo, alma e espírito; a distinção entre os últimos é mui sutil, mas, existe. Ele fala com sua alma como se, de fora dela, ou, de uma posição independente.

Qualquer pessoa que tenha sofrido uma tentação identificou em si certa ambigüidade; um aspecto ressaltando vantagens, prazeres de pecar, outro, sóbrio, apontando às consequências os riscos. O corpo essa massa pesada, inclinada ao pecado envia estímulos à alma para dobrá-la em direção aos seus anseios; o espírito, mediante a consciência uma de suas faculdades, peleja para que a alma se abstraia aos anseios da carne; atue de modo coerente com a justiça.

Assim, mesmo os que, por alheios, ignorantes, ou, outra razão qualquer não podem distinguir alma e espírito, ainda podem sentir suas influências concomitantes, que, além de distintas, geralmente são opostas, como ensina a Palavra. “... Andai em Espírito, não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito; o Espírito contra a carne; estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gal 5;16 e 17

Dentro de nós, uma disputa por nós; carne e espírito tentando “vender seu peixe” pra alma; ou seja, levá-la a agir conforme a inclinação de cada um. A carne, sabemos, dobra-se ante o pecado, porém, o Espírito tenciona agradar a Deus. “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas, os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas, a do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, pode ser.” Rom 8;5 a 7

Conclusão necessária, que o Espírito tenta nos inclinar à obediência, a carne, à rebeldia. Claro que falo aos renascidos, os que têm vida espiritual em si. Sem o novo nascimento, que, no fundo não é o surgimento de um novo ser, antes, reconciliação com Deus, de um que estava morto em pecados e, em Cristo é regenerado e fortalecido, para poder, enfim, agir como filho de Deus; “A todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, da carne, nem do homem, mas, de Deus.” Jo 1;12 e 13

Se, no início da obra O Criador Soprou Seu Espírito para que o homem recebesse vida, o novo nascimento também é um “sopro” do Espírito Santo, que ilumina e convence o pecador, ao concurso da Palavra de Deus. “O vento assopra onde quer, ouves sua voz, mas, não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” Jo 3;8

Os renascidos passam a ter dupla identidade; natural e sobrenatural; aquela precisa ser pregada na cruz, mortificada; essa, deve pautar nossa nova vida, para que não pese nenhum juízo mais, sobre nós. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas, segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Rom 8;1 e 2

Embora muitos pensem que Vida Eterna seja só uma quantidade, algo que herdaremos depois da morte, na verdade é uma qualidade, um modo de vida que nos convém abraçar agora. “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” I Tim 6;12

Claro que, também se refere à quantidade; tempo infindo de paz com Deus, mas, devemos entrar nesse tempo com nossas pernas enquanto vivos e arbitrários. E, nossos anseios, por legítimos que sejam se, vistos pelo prisma eterno desqualificam a pressa, essa enxerida que fica cutucando o tempo com vara curta.

A imensa maioria dos nossos erros são filhos da pressa, por não sabermos esperar. Deus não faz rascunhos, nem nos oferece frutos imaturos. 

Então, seja nosso também o monólogo de Davi; saibamos esperar na Sabedoria e Bondade Divinas. “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.” Sal 43;5

Nenhum comentário:

Postar um comentário