segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O Divino Enredo

“O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças sua vontade, vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.” Atos 22;14 e 15

Paulo relembra os termos de sua chamada. Teria sido escolhido de antemão, para conhecer à Vontade do Senhor, ouvindo Sua voz. Sem me deter à sina do apóstolo, agora, algo sobre a Doutrina do Senhor parece oportuno.

Podemos equacionar Sua Vontade, à Voz da Sua Boca, Sua Palavra. Não existem entrelinhas, “verdades” ocultas apenas para a compreensão de iniciados; a mensagem é categórica, cabal; o que os líderes ouvem, o povo igualmente, como falou Ageu, certa vez: “Esforça-te, Zorobabel, governador, diz o Senhor, esforça-te, Josué... sumo sacerdote, esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, trabalhai.” Ag 2;4

Que bonito o prólogo de nossa constituição, onde diz que “Todos são iguais perante a lei”! Perante os fatos, isso não se verifica, infelizmente.

Todavia, ante O Eterno é mesmo assim. Ainda que reconheça as distinções sociais humanas que fazem grandes e pequenos, segundo a Palavra, haverá dois povos, ante o Juízo. Os que herdaram Vida Eterna em Cristo, cujos nomes estarão pra sempre no “Livro da Vida,” e os demais, irmanados num rebanho designado como, “mortos”.

Vejamos: “Vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; abriu-se outro livro, que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas, segundo suas obras. Deu o mar os mortos que nele havia; a morte, o inferno deram os mortos que neles havia; foram julgados cada um segundo as suas obras.” Apoc 20; 12 e 13

Viram? Não há grande atleta, artista, cineasta, grande piloto, político, nada! Apenas um traço comum derivado de suas escolhas espirituais: Mortos. Se, peculiaridades no teatro social fizeram grandes e pequenos, a isonomia espiritual os faz iguais, nivela-os por baixo, mortos. Convém lembrar que, a morte espiritual não equivale à não existência, antes, à separação eterna de Deus.

A condição proposta pelo Salvador foi, “negue a si mesmo”, submeta-se a Deus. Mas, os refratários a isso, que preferiram o “si mesmo” a Deus, quando, na eternidade, contarão com o fruto de suas escolhas, digo, consigo mesmos; desejos insanos que fremem às paixões do corpo, ainda existirão, uma vez que não foram crucificados em tempo, ( mortificados ) mas, faltarão meios para suprir; corpos espirituais não terão as características de carne e sangue como agora.

As almas rebeldes que expressavam desejos mediante corpos, ainda terão os mesmos desejos nos quais se habituaram, mas, sem meios de saciar; um fogo que nunca se apaga, um inferno. Alguns levam a metáfora ao pé da letra como se os perdidos fossem lançados para queimar; mas, o combustível da impiedade são as paixões malsãs; a abstinência forçada, o juízo.

Nossa passagem terrena não é um convite para festa como devaneiam os que se cobrem de prazeres de toda ordem e ignoram Deus; antes, a vida física é uma concessão do Santo, uma redoma de tempo e espaço, onde deseja que nos reconciliemos com Ele; nos quer devolver o que foi perdido, a Vida Eterna.

Paulo ensina: “De um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e limites da habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” Atos 17;26 e 27

Circunstancialmente falava aos “grandes,” filósofos Estoicos e Epicureus. Mesmo a esses, indiretamente chamou de ignorantes em sua mensagem: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” Vs 30 e 31

Mais um aspecto da igualdade perante Deus; mesmo, grandes da Terra, se O desconhecem, são ignorantes. Como tais têm um “si mesmo” difícil de negar, Deus faz seu trabalho com renegados, os pequenos.

“Porque, vede, irmãos, vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres que são chamados. Mas, Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas para confundir as fortes; Deus escolheu as coisas vis e desprezíveis, as que não são, para aniquilar as que são;” I Cor 1;26 a 28

Pompa e circunstância são meras alegorias; vale é o enredo; esse, é A Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário