quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Jejue comendo mais

“E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas, de toda a palavra de Deus.” Luc 4;3 e 4

O primeiro aspecto dessa tentação é que o inimigo se faz “oportuno” “lógico”, quando quer armar seu laço. O Senhor estava no fim de um jejum de 40 dias, quando o traíra se “preocupou” com pão. Não nos enganemos: A misericórdia do diabo não passa de senso de oportunidade, astúcia.

Todavia, meu foco, agora, é o jejum. Para muitos, uma opção mal compreendida. Tanto podemos errar no método, quanto, no mérito. Quanto ao método, é bem mais que ficar sem comer; mais que ascetismo, que dieta.

Antes, na inversão de prioridades entre espírito e corpo, ao passo que esse é disciplinado pela privação de alimento, aquele, é alimentado mais. Como diz no Salmo primeiro, depois de renunciar ao que soa errado se coloca o certo no lugar. Pouco adiantaria rejeitar o conselho dos ímpios, caminho dos pecadores, roda dos escarnecedores, seguindo o “eu” orgulhoso entronado.

Porém, após rejeitar aquelas opções errôneas, “tem seu prazer na Lei do Senhor, na Sua Lei medita dia e noite.” Igualmente, o jejum, depois de tolher anseios naturais, que em si nem seriam errados, devemos nos ocupar das coisas do Senhor.

O método certo há de clarear-nos o mérito também; digo, praticado do jeito certo, há de mostrar-nos os alvos devidos. Podemos nos abster de alimentos, e ainda nos empanturrarmos de cobiça, egoísmo.

No mesmo Salmo diz que o que age assim será “como árvore plantada junto às águas; que mesmo na estação da seca não deixa de dar frutos.” Para a “árvore” do corpo, o jejum equivale a um estio, onde lhe são negados os nutrientes básicos; todavia, há “águas” correndo perto de suas raízes, que a faz frutificar mesmo assim.

Contudo, se, água é uma necessidade da árvore, frutos são uma bênção a terceiros, não frutifica em interesse próprio. Assim, jejuar meramente por aspirações pessoais equivale a querer frutos para si; os dons do Espírito Santo em nós têm alvos melhores. “Ide e aprendei o que significa: Misericórdia quero, não, sacrifício.” Assim, se nosso jejum visa agradar a Deus, terá nosso semelhante como alvo; se, é mero sacrifício em benefício próprio, bem que podemos pecar jejuando.

Paulo aconselhou Timóteo que priorizasse o exercício espiritual ao corporal, e disse, noutra parte, como se dava consigo: Privava seu corpo de certas coisas, para não ser réprobo ante terceiros. Sua saúde espiritual seria bênção aos demais, uma vez que legitimava seu ministério, ouçamos: “Todo aquele que luta de tudo se abstém; eles fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois, assim corro, não como a coisa incerta; combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo, o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” I Cor 9;25 a 27

O Jejum egoísta foi denunciado certa vez: “Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? Ou, quando comestes, quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?” Zac 7;5 e 6 Depois, O Senhor apontou aos alvos dos Seus cuidados; “...Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão. Não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, mal contra o seu irmão.” Vs 9 e 10

Por fim, o exercício espiritual, enseja crescimento, discernimento; “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Heb 5; 14 O “alimento sólido” em questão é a Palavra, numa compreensão madura, não os rudimentos da doutrina que é chamado Leite.

Pois, se lhe faltam as chuvas, voltando à figura da árvore, bebe do Espírito, o “Rio cujas correntes alegram à Cidade de Deus”. Quem se exercitar dessa forma, terá o discernimento oportuno, para quando a “misericórdia” do inimigo propuser “saídas fáceis” para problemas complexos.

Em suma, Jejuar não é ficar sem comer; antes, mudar o cardápio natural que satisfaz ao corpo, pelo sobrenatural que robustece ao espírito. Feito isso, os alvos já não serão egoístas, mas, os que O Espírito Santo nos fará ver como sendo os cuidados de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário