domingo, 7 de setembro de 2014

Justiça parcial; culpa total



“Então irão com os seus rebanhos, com o seu gado, para buscarem ao Senhor, mas não acharão; ele se retirou deles. Aleivosamente se houveram contra o Senhor...” Os 5; 6 e 7 

O tema central de Oséias é a apostasia de Israel. Deus chamou-o, ordenou que casasse com uma prostituta para figurar o que a Nação fazia ; o primeiro filho já traria em seu nome um endereço de juízo. “E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel.” Cap 1; 4 

Espere! Diria um mais atento. Jeú fez realmente uma grande mortandade de profetas de Baal; exterminou a casa de Acabe a mando do próprio Deus. Israel seria punido por isso? Parece injusto. 

Precisamos ver melhor. “...Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel. E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, da mão de Jezabel. Toda a casa de Acabe perecerá; destruirei de Acabe todo o homem, tanto o encerrado, como o absolvido em Israel.” II Rs 9; 6 a 8  

Disse o anônimo profeta enviado por Eliseu a Jeú. O relato mostra que fielmente cumpriu a missão vingadora banindo a  baal de sua nação. Mas, o sangue que derramou em obediência ao juízo Divino seria vingado então, disse Oséias. 

Haveria punição por ter ele obedecido? Acontece que sua obediência, infelizmente, teve um porém. “Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã.” II Rs 10; 29 

Fora escolhido para erradicar aos ídolos de Israel; fez a metade da obra no que tangia a baal, e seguiu curvando-se aos detestáveis bezerros que Jeroboão instituíra em Dã e Betel. Não existem ídolos melhores ante Deus. Detesta uns e outros. 

Se Jeú associou-se à ira Divina considerando aos idólatras como dignos de morte e seguiu cultuando ídolos, seu juízo era mesmo seu, não de Deus. Assim, se fez culpado do sangue que derramou. 

Paulo ensina: “Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo a mim mesmo transgressor.” Gál 2; 18 O contexto era outro, mas, o princípio, o mesmo. Depois de se dizerem salvos pela graça de Cristo estavam volvendo às obras da Lei; “edificando” de novo um caminho que não era de salvação, mas, condenação. Jeú fez o mesmo; puniu severamente os idólatras e seguiu sendo um. 

A apostasia que se arrastara até aos dias de Oséias causara a rejeição cabal de Deus. Posto que seguiam religiosos. “Então irão com os seus rebanhos, com o seu gado, para buscarem ao Senhor, mas não o acharão; ele se retirou deles.” 

Seus rebanhos eram ofertas, dízimos que levavam.  O Santo nunca atentou para essas coisas em si, aliás, o primeiro “crente” rejeitado na Bíblia, o foi em pleno culto, quando ofertava, Caim. 

Deus mesmo diz: “meu é todo animal da selva, o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome não te diria, pois, meu é o mundo e toda a sua plenitude.” Sal 50; 10 a 12 

A Introdução de Isaías também mostra Deus rejeitando o culto hipócrita com suas ofertas; desejando justiça. “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação; as luas novas,  os sábados e a convocação das assembleias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.” Is 1; 13  

No auge de seu arrependimento, após pecar gravemente Davi lembrou essas coisas. “Pois não desejas sacrifícios, senão eu daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Sal 51; 16 e 17 

Antes dissera para oferecer sacrifícios de louvor. Será que é tão simples assim? Chegar entre glórias e aleluias e está tudo bem? “Aquele que oferece sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.” Sal 50; 23 

Assim, seja com ofertas, seja louvores, Deus anela algo mais que o culto. Bem ordenar nossos caminhos. Como? “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Sal 119; 9 

Deus não esperava que o culto seguisse; antes, que “caísse a ficha” dos cultuantes. “Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando angustiados, de madrugada me buscarão.” Os 5; 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário